"Os Rotary Clubs do Brasil lançaram em setembro, a campanha Juntos contra a Pólio, com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância da vacinação contra a poliomielite. A iniciativa visa ainda chamar a atenção para o Dia Mundial de Combate à Pólio, celebrado mundialmente em 24 de outubro.
A poliomielite, também chamada de paralisia infantil, foi registrada pela última vez no Brasil em 1989, mas corre o risco de reaparecer. Segundo o Ministério da Saúde, em 2022, o percentual de vacinação foi de 72%. No ano anterior, foi menor ainda, pouco menos de 71%. A meta do Programa Nacional de Imunizações (PNI é vacinar entre 90% e 95% das crianças menores de 5 anos de idade.
A poliomielite é uma doença grave e mais conhecida como paralisia infantil, por deixar quadros permanentes de paralisia em pernas e braços, forçando parte dos que se recuperam a usar cadeiras de rodas e outros suportes para locomoção. A enfermidade também pode levar à morte por asfixia, com a paralisia dos músculos torácicos responsáveis pela respiração. Durante os períodos mais agudos em que a doença circulou, crianças e adultos com casos graves chegavam a ser internados nos chamados "pulmões de aço", respiradores mecânicos da época, dos quais, muitas vezes, não podiam mais ser retirados."
Em breve anunciaremos o dia, local da unidade de saúde onde o @rotaryclubraiodeluz, estará atuando para que mais crianças sejam vacinada, pois acreditamos no poder da vacina.