DEZEMBRO - MÊS DA PREVENÇÃO E TRATAMENTO DE DOENÇAS

“Projeto Salvando Vidas” facilitará atendimentos do SAMU Aéreo de Maringá

O Projeto de Subsídio Distrital elaborado pelo Rotary Club de Maringá-Aeroporto em parceria com o Rotary Club de Maringá-Cidade Ecológica foi aprovado pela Fundação Rotária e beneficiará o atendimento de pacientes em estado grave de urgências e emergências pelo Serviço Aeromédico do SAMU. A base de Maringá ainda não possuía o videolaringoscópio. A entrega do aparelho aconteceu na PROAMUSEP - Consórcio Público Intermunicipal de Gestão da AMUSEP (Associação dos Municípios do Setentrião Paranaense).

O videolaringoscópio facilitará o processo de intubação dos pacientes, reduzindo o tempo de atendimento, uma vez que na medicina cada segundo que corre pode fazer a diferença para salvar uma vida.

A base operacional do Samu Aéreo funciona no hangar Premium no Aeroporto de Maringá e atende toda a região noroeste do Paraná desde novembro de 2016. Em média são 50 chamadas recebidas por mês.

O videolaringoscópio ajudará no salvamento de vidas, principalmente nas situações de vítimas de ocorrências de infartos, AVC (acidente vascular cerebral) e resgates em acidentes de trânsito nas rodovias.

O presidente da Comissão de Serviços Humanitários do Rotary Club de Maringá-Aeroporto, Humberto Augusto Borges Ferreira, foi um dos responsáveis por submeter o projeto Salvando Vidas para aprovação junto à Fundação Rotária.

Emerson Sanches, presidente do Rotary Club de Maeingá-Aeroporto, destaca a importância da Imagem Pública no processo de elaboração do Projeto Salvando Vidas. “Publicamos no Facebook do Rotary Club de Maringá-Aeroporto a entrega do Projeto Covid pelo Distrito, aos vários hospitais da região que foram beneficiados no começo da pandemia com os equipamentos e materiais para ajudar no tratamento dos pacientes. Repliquei o post no meu Facebook particular e um amigo que é médico viu a postagem e fez contato comigo, explicando a necessidade deste equipamento para o Samu Aéreo. Uma comissão do clube foi até o hangar conhecer a instalação e se informar sobre os atendimentos que o serviço faz. Os companheiros do clube gostaram, aprovaram a ideia e demos sequência”, explica Emerson.

O amigo em questão foi o médico Mauricio Caetano da Silva Júnior. Segundo ele, a utilização do helicóptero traz grandes benefícios para as chamadas prioritárias. Além disso, dependendo da situação, ter à disposição um videolaringoscópio pode salvar vidas, uma vez que o aparelho ajuda no atendimento de vítimas em locais inóspitos.

 

 

Fotos

Localizar site dos clubes