#MemóriasDistrito4630 Marcos rotários em Maringá foram inaugurados no Ano do Centenário do Rotary
Instalados nas entradas de Maringá (saídas para Campo Mourão, Marialva, Astorga e Nova Esperança) e na Praça Rotary Internacional (Antiga Praça 31 de Dezembro), próxima ao Restaurante Fim da Picada, os marcos rotários de Maringá foram idealizados no ano rotário 2004-05, do governador João Marin Mechia.
A criação do monumento foi do então acadêmico de Engenharia Civil da Universidade Estadual de Maringá (UEM), Rafael Alves Pereira, após vencer um Concurso promovido pelo Distrito 4630 aos universitários dos cursos de Arquitetura e Urbanismo e Engenharia Civil.
A construção dos marcos aconteceu com recursos angariados através de Bazares, realizados com produtos que foram apreendidos e cedidos pela Receita Federal. Rotarianos na época, colaboraram com a construção os engenheiros civis Adelson Luiz Klen, Gilnei Carneiro Bertoncin, Nivaldo Barbosa de Lima (governador 2008-09 e ainda rotariano do Rotary Club de Maringá-Horto) e o arquiteto Claudinei José Vecchi.
Hiroaki Kimura e Manoel Claudemir Terron Garcia foram os Coordenadores Distritais do governador 2004-05 João Marin Mechia. “Fui o Coordenador de todos os bazares. Realizamos quatro, eventos pela Associação de Rotarianos de Maringá”, relembra Kimura.
Segundo Marin, os Bazares aconteceram na Avenida Herval, entre a Avenida Brasil e a Avenida Tamandaré. “Aproveitamos também, além dos recursos destas vendas, dos restos de materiais doados por algumas Construtoras. A Prefeitura chegou a nos ceder um espaço para armazenarmos as matérias-primas”.
Em 23 de fevereiro de 2005, os marcos rotários foram inaugurados nas entradas de Maringá e no Distrito de Iguatemi, com a presença de alguns governadores, entre eles o saudoso Emílio Germani. O lema rotário do ano do centenário era “Celebremos Rotary”.
“Fizemos uma carreata pela Avenida Brasil até à Praça da Prefeitura, um verdadeiro buzinaço, com faixas. A fanfarra da APAE fez uma apresentação, a Associação de Senhoras de Rotarianos preparou um bolo de 100 kg para dar aos presentes e para as entidades parceiras dos clubes. Foi lindo, me emociono só de relembrar”, conta Marin.
Segundo ele, em 2005, existiam 38 distritos rotários no Brasil. “Fomos o único autorizado a fazer um Selo Comemorativo nos Correios. Nós fizemos um busto de Paul Harris, que anos depois foi doado para a Assembleia Legislativa do Paraná”.
De acordo com o governador 2004-05, um Coquetel na Casa da Amizade finalizou as comemorações pelos marcos rotários, construções que dá as boas-vindas ao rotariano visitante ou qualquer outra pessoa que esteja de passagem pela cidade.
O marco identifica a existência de rotarianos na cidade, costuma ser construído em local de grande visibilidade, na entrada principal da cidade ou em uma praça de grande circulação.
Larissa Nakao - Comunicação Corporativa






