Transplantado de medula óssea 2 vezes, Thiago reforça a importância da doação

Thiago Ruy Amaral, 32 anos, teve sua vida transformada em 2015, quando sentiu um nódulo em seu pescoço. Após vários exames, descobriu ser um linfoma linfoblástico agudo, ou seja, leucemia.

Depois de 7 meses de tratamento, em janeiro de 2016 ele realizou sua última sessão de quimioterapia no Hospital Paraná, em Maringá. Ficou em remissão por três anos, até que em 2018, na sessão de fotos de sua formatura em Engenharia Ambiental e Sanitária, ele não se sentiu muito bem. O câncer tinha voltado. Foi necessário um transplante de medula.

Em três meses, foi encontrado um doador compatível da Turquia. O transplante foi feito no Hospital Nossa Senhora das Graças, em Curitiba, em 31 de maio de 2019. Thiago voltou a trabalhar, encontrou um emprego em sua área de formação. Após se desligar da empresa e procurar por novos desafios profissionais, começou a se sentir muito cansado.

A bateria de exames indicou que a doença voltou novamente. Thiago recomeçou o tratamento em julho de 2020. “Fiz as quimioterapias convencionais. Os médicos estavam bem desacreditados”, diz. Foi então que, ele soube pela equipe médica, de um medicamento importado, com 30% de eficácia constatada nos pacientes. Para as aplicações necessárias, foi preciso desembolsar R$ 140 mil. O valor, segundo ele, foi alcançado com a ajuda de empréstimos de amigos e doações.

Ainda assim, foi necessário um segundo transplante, realizado em 10 de novembro de 2020. Dessa vez, o doador foi o seu primo Bruno. “Eu era doador de sangue antes da doença, mas não assíduo. Depois passei a entender melhor a real importância de conscientizarmos as pessoas de que podemos salvar vidas sendo doador de sangue e medula óssea”.

 

NOTA PÓSTUMA EM MEMÓRIA DE THIAGO RUY AMARAL – No domingo (26/09), recebemos a notícia do falecimento do Thiago, que teria sofrido um infarto. A entrevista com ele foi realizada três dias antes, na quinta-feira (23/09). Ele estava muito empolgado em apoiar o Distrito na Campanha de Doação de Sangue e Medula Óssea. Sua luta não foi em vão!

DIA DE DOAR: NO DIA 30 DE NOVEMBRO, o Rotary Club Satélite de Maringá Colombo – Catuaí será parceiro da ONG Vidas Gerando Vidas, na campanha de doação de sangue e medula óssea. O local e horário serão definidos em breve.

 

Larissa Nakao - Comunicação Corporativa

 

Localizar site dos clubes