Outubro Rosa: Mês de darmos atenção à Saúde da Mulher

Elas são referências de mulheres, que ao longo dos anos conquistaram hábitos saudáveis que lhe proporcionaram maior qualidade de vida.  A campanha do Outubro Rosa inspira cuidados que vão além da prevenção do câncer de mama.

Luzia Keiko Takakura Kague – Associada do Rotary Club de Campo Mourão-Raio de Luz

Professora aposentada, Luzia é vó de dois meninos, um de 5 anos e outro de 8. Aos 71 anos, faz musculação, ginástica e hidroginástica. “A gente não pode parar, precisa ocupar a cabeça e estar cercada de boas amizades”.

Ela reforça a importância de se manter a rotina de exames médicos. “Temos que fazer a nossa parte. Sou filha de granjeiro, minha família prezava por uma alimentação rica em verduras e legumes, são hábitos que levei para toda a vida. Envolver-se, também, com algum projeto ou atividade é um dos segredos para viver bem”, afirma a rotariana.

Um dos seus hobbies é ficar várias horas, todos os dias, no viveiro, cuidando das plantas.

Curiosidade:

Além de palavras cruzadas, Luzia joga o Sudoku, que aborda o desenvolvimento de conceitos da matemática, concentração e raciocínio lógico.

Ivonete Helena Marim – Associada do Rotary Club de Maringá-Velho

Ela já passou por 13 cirurgias, é formada em Educação Física e foi professora da Universidade Estadual de Maringá. Muitos adultos que hoje são pais, foram seus alunos e inclusive, os filhos desses alunos “antigos”, também tiveram a oportunidade de aprender com Ivonete.

“Sou ligada no 220, meu raciocínio é muito rápido”, afirma a rotariana, que ao lado do marido, o governador 04-05, João Marin Mechia, organiza há 24 anos o RYLA (Prêmios Rotários de Liderança Juvenil). Esteve à frente da presidência da ASR por vários anos, sempre ativa em todas as ações.

A dedicação de Ivonete ao Rotary faz parte da sua energia de incluir os jovens na organização e ajudá-los a desenvolver responsabilidades. A cada Ryla finalizado, ela e o marido se emocionam com os depoimentos dos participantes.

Nos Estados Unidos, visitando os filhos e netos, Ivonete se dedica ao bordado de toalhas e caminha todos os dias dentro do condomínio, onde também pratica hidroginástica. “Não gosto de tomar remédios sem necessidade, sempre tive cuidados com a saúde e com os exames em dia”.

Curiosidade:

Aproximadamente mais de 3 mil jovens participaram do RYLA coordenado por Ivonete.

 

Maria Tinte – Associada do Rotary Club de Umuarama-Despertar

A pecuarista Maria Tinte é daquelas pessoas alegres, cheias de vida, que serve de inspiração para muitas pessoas. Ela fala com satisfação que sempre gostou de fazer academia, cuidar da saúde, viajar e interagir com as pessoas.

“Frequentei muito a academia quando era mais nova, cuido da alimentação, priorizo legumes, verduras e frutas. Conheço o Nordeste inteiro, gosto do Termas de Jurema para onde já fui 19 vezes. Acredito que viajar nos rejuvenesce, conhecemos novos lugares. O segredo para envelhecer bem é ser feliz, fazer o que se gosta e estar cercado de boas pessoas”, diz.

Maria sempre frequentou o Clube Recreativo Português de Umuarama, onde fez várias amizades, assim como no Rotary. Ela mora sozinha, tem quatro netos e um bisneto.

“A saúde tem que vir em primeiro lugar, se estamos bem, conseguimos fazer tudo. Oriento os meus filhos e filha, minha nora e genro a cuidarem da saúde. Pergunto se fizeram exame, se estão indo ao médico”, conta Maria.

Fotos

Localizar site dos clubes