Maringá é escolhida para ser a sede do 48º Instituto Rotary do Brasil em 2025
A qualidade de vida, a beleza natural e o acentuado desenvolvimento econômico colocam Maringá em posição de destaque no cenário nacional. As características que reforçam a identidade de melhor lugar para viver, investir e visitar renderam na escolha para o Distrito 4630 ser o anfitrião em realizar o 48º Instituto Rotary do Brasil 2025, dos dias 30 de agosto a 07 de setembro.
De acordo com o diretor eleito 25-27 do Rotary International, César Luis Scherer, para a escolha da cidade foram levados em consideração também fatores como a capacidade hoteleira da cidade, quantidade e logística de voos das companhias aéreas que operam no aeroporto da cidade.
“Sem falar no potencial da região, que reflete o bom desempenho da cidade de Maringá, considerada a melhor cidade para se viver por três vezes. O município tem bons indicadores econômicos e o Distrito 4630, principalmente, tem se destacado a nível nacional, com relação ao seu quadro associativo, arrecadação para a Fundação Rotária e um Colégio de Governadores muito unido e atuante”, fala o diretor.
Ainda conforme Scherer, vários governadores do Distrito 4630 vem ocupando posições de destaque no movimento rotário nacional, desempenhando com liderança trabalhos importantes nas Coordenações do Rotary.
Todo Instituto possui um ou mais convocadores para organizar o evento, voltado para ex, atuais e futuros governadores de distrito, presidentes, diretores, curadores e alta direção do Rotary International.
Além do diretor eleito Scherer como convocador, o 48º Instituto Rotary do Brasil tem como chairman do evento José Claudiney Rocco, Coordenador de Rotary e governador 09-10 do Distrito 4630, que foi training leader por duas vezes.
“O Distrito 4630 está em um bom momento, vindo em uma crescente de destaque no cenário do rotarismo brasileiro. Conduzir o instituto era algo que nos faltava, um requisito muito importante para o 4630 alçar novos desafios”, destaca Rocco.
Sediar o Instituto Rotary é uma oportunidade significativa para qualquer cidade e Distrito rotário. “Algo muito positivo que também enxergamos em Maringá são as parcerias e colaborações entre o Rotary e outras organizações locais, bem como com o poder público do município”, enfatiza Scherer.
Segundo o chairman do evento, o objetivo é que o Instituto Rotary Brasil Maringá se torne o centro nacional do Rotary. “Organizaremos um Instituto que está mais para Rotary do que para o Turismo, que fará de Maringá o centro das atividades rotárias durante todo o período do evento, com encontros de grupos de companheirismo, tais como, dos motociclistas da IFMR (international Fellowship of Motorcycling Rotarians; dos tenistas da ITFR (International Tennis Fellowship of Rotarians), da Associação Brasileira de Intercâmbio de Jovens, entre outros”, afirma Rocco.
Para gerir um evento desse porte, onde são esperadas entre 1000 a 1200 pessoas, uma Comissão foi formada pelo Distrito 4630, que montou a Associação dos Promotores do Instituto Rotary Brasil 2025 (APIRB), sem fins lucrativos, para administrar exclusivamente todas as atividades e recursos necessários para a realização do 48º Instituto Rotary, informa o secretário da Comissão, governador 12-13 do Distrito 4630, Monir Felício da Silva.
“Um sonho que se sonha só, é só um sonho que se sonha só. Mas sonho que se sonha junto é realidade, estamos felizes pela oportunidade de sediarmos este grande evento e mostrarmos que temos todos os requisitos necessários e estamos preparados para receber rotarianos de todas as partes do país e a alta cúpula do Rotary International”, fala Renato Tavares, Coordenador Assistente de Rotary do Distrito 4630 e 4710.
Para o governador do Distrito 4630, Paulo José dos Santos, trata-se de uma conquista extraordinária, Maringá ser selecionada como anfitriã deste evento tão significativo, que representa o testemunho do compromisso e da dedicação de todos os membros do Distrito 4630 para com a missão do Rotary.
Larissa Nakao - Comunicação Corporativa






