Conheça mais o nosso governador indicado 26-27, Ricardo de Oliveira
Admitido no Rotary Club de Cianorte-Furquim de Castro em 2017-18, Ricardo é casado com a rotariana Ivnna, apoiou a formação do Interact e a reativação do Rotakids em seu clube. Empresário do setor metal mecânico e da educação, Ricardo foi apadrinhado pelo governador Claudiney Rocco.
“No entanto acompanho o movimento rotário desde muito jovem, pois meu pai é veterano em Rotary e sempre que possível estive presentes nas reuniões e festivas do Rotary Club de Cianorte. Na Conferência Distrital de 2018-19 algo tocou em mim. Testemunhei ao lado dos meus pais e da minha amada esposa Ivnna as transformações impactantes realizadas pelo Rotary. Fiquei profundamente inspirado pelo impacto positivo tangível nas comunidades locais e globais. Testemunhar essas transformações não só me motivou, mas também despertou um desejo genuíno de contribuir de maneira mais direta para a missão e os ideais do Rotary. Surgiu ali, presenciando os feitos apresentados pelo governador Carlos Naves, o desejo de assumir o papel de governador do Rotary”, afirma Ricardo.
Ele fez um planejamento familiar e profissional, que lhe exigiram muita disposição e estudo, pois entende que o processo se inicia antes da indicação. Com a esposa, avaliou o que seria necessário ajustar em seus planos para conciliar o desejo de ser governador e de terem mais um filho. “Com nosso Heitor ainda pequeno, o primeiro passo foi dado com a chegada de Emanuel, e definimos a partir de qual ano haveria condições de conciliar a família com o ideal de servir. Em paralelo, estava em curso um processo de profissionalização de nossas empresas”, relembra o empresário.
De acordo com ele, grande parte dos seus empreendimentos já são coordenados à distância e acredita que até 2025 esse processo seja autônomo. O escolhido pela Comissão de Indicação ressalta ainda a importância da preparação intelectual.
“O Rotary é muito assertivo e organizado, e está muito além do que imaginamos. É munido de todas as normas e regimentos, estruturados de modo que o governador lidere o Distrito como um representante de Rotary incumbido de atingir os objetivos da instituição. Na retaguarda os governadores possuem um imenso staff que trabalha incessantemente na busca de melhor empregar os recursos humanos e financeiros a que nos são confiados”.
Perspectivas para o Distrito – “Precisamos de associados ativos e participativos, cada vez mais orgulhosos de serem rotarianos, com senso de pertencimento. Os clubes devem estender à comunidade a missão, a visão e os valores do Rotary, se apresentar para muito além de nossas redes sociais, dos nossos eventos e de nossas Casas da Amizade. Mostrar nossos projetos com destaque, permitindo assim maior capacidade para realizar novos projetos significativos que beneficiem um maior número de pessoas”, enfatiza Ricardo.
Segundo ele, o compromisso de atrair as novas gerações é crucial para garantir a continuidade dos valores e ideais de Rotary no futuro. “Ao disseminar o ideal do trabalho desinteressado e do voluntariado entre os jovens, você não apenas rejuvenesce a base de membros, mas também garante que esses princípios perdurem e sejam amplificados ao longo do tempo”.






