Imagem Pública deve focar que rotarianos são Pessoas em Ação
O Distrito 4630 promoveu na manhã de domingo, 23 de setembro, o Seminário de Imagem Pública, que abordou os temas “Como utilizar a marca Rotary, o Brand Center, Unyclub e o Rotary Show Case”, “Reputação Digital” e “Relacionamento com a Mídia”.
Renato Tavares, Coordenador Assistente de Imagem Pública do Paraná e Santa Catarina, destacou aos participantes a principal mensagem transmitida no treinamento: “Por muitos anos o Rotary realizou vários projetos e ações no anonimato, sem divulgá-los. O posicionamento da organização nos dias de hoje é que devemos divulgar o nosso trabalho, mostrar o que fazemos. A campanha global ‘Pessoas em Ação’ foi criada para que os rotarianos contem de forma consistente o seu grande papel na comunidade. Além de informar a comunidade é uma forma de inspirar outras pessoas a se juntarem a nós”.
Conforme o treinamento dado pelo Governador Assistente Richard Ropelato Rizzo, muitas pessoas ainda desconhecem que existe um Rotary Club em sua cidade ou até mesmo rotarianos pouco sabem sobre os programas rotários. “As peças podem ser baixadas no Brand Center, que possibilita usar e customizar de acordo com o desejo de cada clube, utilizando por exemplo uma foto local. Tem material para rádio, televisão, mídia impressa, etc, como também um roteiro que possibilita que o clube conte sua história seguindo as orientações”, explicou.
Richard frisou também a proposta da campanha publicitária. “Nossa orientação aos clubes foi de que quando forem registrar um trabalho, um projeto, tenham o cuidado para que a foto expresse o conceito de pessoas em ação, rotarianos trabalhando pela comunidade, que mostre o que o Rotary faz. Evitem fotos posadas, selfies e sobretudo que as imagens tenham uma resolução boa para o caso de ser impressa”, disse.
A Campanha Pessoas em Ação foi pensada de forma que, em qualquer canto do mundo, o Rotary seja visto com a mesma identidade e mensagem. “O rotariano é uma pessoa criativa e compartilha da vontade de entrar em ação para melhorar a comunidade ao seu entorno. Esta campanha reforça o cuidado que devemos ter com a imagem que passamos sobre nós rotarianos, como estamos sendo vistos e nos posicionando perante a sociedade”, alertou o governador Carlos Naves.
Reforçando esse raciocínio da relação entre marca e imagem, o Seminário abordou o tema Reputação Digital, que segundo a especialista em comunicação corporativa, Larissa Nakao, trata-se da reputação que é atribuída de acordo com o que as pessoas ou empresas publicam e como se posicionam na internet. “A reputação digital existe desde o surgimento da web, porém, nos dias de hoje, há um número bem maior de pessoas que acessam a internet e com isso, ocorreu uma transformação no comportamento da sociedade. As pessoas e as empresas querem ser vistas e qualquer informação é viralizada rapidamente. Vivemos uma sociedade do imediatismo e exibicionismo, que nos faz compartilhar informações sem serem checadas e que também nos impulsiona a publicar sobre qualquer coisa sem critérios. Lembremos sempre que nossa reputação digital é também uma extensão da marca ou empresa que representamos”.
Elói Bonkoski, presidente da Comissão Distrital de Imagem Pública, falou sobre Relacionamento com a Mídia. Ele orientou os presentes sobre como abordar a imprensa e ter um bom relacionamento com ela e que é fundamental facilitar o trabalho dos jornalistas, enviando release consistentes, com informações e dados relevantes sobre a ação a ser realizada.






